news

Nova Guarda Municipal de Cariacica: agentes comemoram a formatura e o início da jornada de proteção à população

Os 47 integrantes da Nova Guarda Municipal de Cariacica venceram mais de 11 mil inscritos em concurso, se dedicaram, estudaram, perderam noites de sono e passaram por várias etapas no curso de formação até chegarem ao momento de iniciar a jornada pela proteção e segurança da população do município. Os novos guardas municipais receberam do prefeito Euclério Sampaio a autorização para começar a atuar no município. A cerimônia de formatura aconteceu na manhã desta sexta-feira (24), em frente à Prefeitura de Cariacica. A oradora da turma, Emília Pereira de Caxias, destacou em seu discurso que o desafio que agora enfrentam exige muita paixão. “Assim que começamos nossa formação percebemos que a segurança pública é um trabalho que exige paixão. Estamos aqui porque desenvolvemos o dom e o talento de cuidar do próximo, de zelar pela vida e pelo patrimônio. Somos unidos na mesma força e no mesmo objetivo de servir e proteger”, disse a oradora em seu discurso. Essa paixão e esse dom são compartilhadas pelo guarda municipal George Bernardo Correa, o aluno nota 10 do curso de formação e “Xerife” da turma. “Chegar a este momento hoje é uma conquista pessoal e profissional. Nossa atuação em Cariacica será em benefício da segurança de toda a população”. A presença feminina é destaque na Nova Guarda Municipal de Cariacica. Dos 47 agentes formados, 16 são mulheres. A formanda Lorrayne Oliveira Freitas falou sobre a honra de fazer parte da nova corporação. “As mulheres estão ocupando cada vez mais seu espaço na sociedade. É com muita honra e com muito mérito que estou aqui hoje assumindo essa vaga de guarda municipal feminina de Cariacica”. Famílias Os formandos contaram com a presença de seus familiares durante a cerimônia de formatura. Em um dos momentos mais emocionantes, os padrinhos e madrinhas dos novos guardas municipais entregaram as boinas do uniforme, que foram substituídas pelos bonés usados durante o curso. “É um momento único esse que estamos vivendo e é muito bom ter a oportunidade de vivenciar isso com a presença de nossas famílias para comemorar esta vitória”, comemora Lucas Pereira. E os familiares não esconderam a emoção de estarem presentes neste momento. Leonardo de Carvalho Javarini, tio do agente Eduardo, disse estar orgulhoso da conquista do sobrinho. “Hoje é um dia de muita emoção para a nossa família não somente pela formação do Eduardo, mas também porque hoje é o aniversário do pai dele, que faleceu no começo deste ano. É um momento emblemático para todos nós.” “Estou muito emocionada pela felicidade da minha filha. Ela escolheu essa profissão para ela e o que toda mãe quer é ver os filhos felizes”, disse Silvia Schultz, mãe da agente Schisley. Melhores alunos No evento também foram homenageados os alunos que obtiveram as três maiores notas no curso de formação da Guarda Municipal de Cariacica. Em primeiro lugar, o agente George Bernardo Correia, com nota 9,95; em segundo lugar, a agente Karollini Guedes Thebaldi, com 9,93; e, em terceiro lugar, com nota 9,90, o agente Eduardo Serrão Dalapícula. Juramento  Em seu juramento, os agentes reforçaram o compromisso de cuidar da segurança do município de Cariacica.  "Ao ingressar na Guarda Municipal de Cariacica, prometo regular minha conduta pelos preceitos da hierarquia e disciplina, cumprir rigorosamente as ordens das autoridades a que estiver subordinado, respeitar os superiores hierárquicos, tratar com afeição os irmãos de profissão, e com bondade os subordinados. Dedicar-me inteiramente ao serviço da segurança pública, e da paz social, observando as competências da guarda cuja honra, moral, ética, integridade e instituições, defenfderei com o sacrifício da própria vida."